Volkswagen fará crossover menor que o Polo em São Bernardo (SP)
Sindicato local revela que modelo terá base do hatch e entreeixos menor. Chega em 2020

A Volkswagen já havia dito que iria produzir um novo crossover abaixo do futuro T-Cross. Agora o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC revela que ele será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2020. A nota divulgada na última terça-feira (17) pelo sindicado diz que será um CUV (Compact Utility Vehicle), enquanto a própria VW havia adiantado que ele terá plataforma MQB-A0 de Polo e Virtus.
Tanto a Volkswagen quanto o Sindicato evitam chamá-lo de SUV. A marca, quando revelou os planos de lançar este modelo, o chamou de crossover, enquanto a nota do Sindicato diz que é um CUV. Isto indica como deve ser o seu posicionamento de mercado e a carroceria utilizada. Além disso, a fabricante mostrou que seus rivais seriam Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X e Honda WR-V, as versões aventureiras de Onix, HB20 e Fit, respectivamente (embora a Honda diga que o WR-V é um SUV).

Isto abre um leque de possibilidades para este novo modelo. Uma delas é que seja uma variante de um hatchback da marca, como o Polo, mas com uma identidade um pouco descolada. É uma tendência já adotada por algumas empresas, como a Renault, que tirou o nome Sandero do Stepway, ou o Ford Freestyle, como é conhecido o novo Ka aventureiro no resto do mundo.
Outra hipótese é semelhante à anterior, só que ao invés de ser uma variante do Polo, seria uma versão do futuro Gol e que chegaria primeiro às concessionárias, antecipando a nova geração do hatch. Essa é a mesma estratégia que a Ford utilizará com o Ka reestilizado, já que apresentou primeiro o aventureiro Freestyle.
A terceira possibilidade é que seja um modelo realmente novo, com carroceria de própria e mudanças suficientes para que ninguém diga que é só um Polo Cross. Aí seria um derivado mais barato do T-Cross, como no caso do futuro VW Tarek, uma variante de menor custo do Tiguan "curto" (não o AllSpace lançado aqui semana passada).
O desenvolvimento deste novo modelo pode ser uma estratégia global. A Volkswagen havia voltado a trabalhar em um crossover pequeno, semelhante ao projeto Taigun, que tinha plataforma do Up!. Com a volta do projeto, a VW pode ter feito as contas e visto que investir em um modelo com a base MQB-A0 seria mais viável. Se for o caso, ele pode herdar o nome de T-Track que seria usado pelo Taigun de produção.
Fotos e projeções: arquivo Motor1.com
Galeria: VW Polo Alltrack (projeção)
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão

Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção

Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027

Quais foram os carros que menos perderam valor no Brasil em 2024?

Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos

Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025

VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã